Promover o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes conectando órgãos públicos e startups com o objetivo de disseminar práticas inovadoras.
Essas são as linhas gerais do Banco de Soluções Urbanas Inovadoras e Sustentáveis uma iniciativa do Laboratório Urbano Vivo CESU-Teresina, projeto piloto financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O objetivo do Banco de Soluções é compartilhar e disseminar práticas inovadoras de forma a inspirar gestores públicos, empresas e a sociedade civil a adotarem soluções inteligentes e sustentáveis para os problemas públicos urbanos de suas cidades, com base no Marco Legal das Startups e Empreendedorismo Inovador.
A plataforma foi lançada em abril durante evento “CESU INOVA: validando o futuro da sustentabilidade urbana”, que teve como objetivo celebrar e divulgar plataforma criada como resultado final do Edital de Validação de Tecnologias Climáticas Urbanas e Inovadoras.
Para as primeiras soluções apresentadas no banco, a validação foi realizada em Teresina (PI) pela equipe do CESU-Teresina, vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio de um edital de chamamento público para empresas participarem da seleção e validação de soluções inovadoras relativas às mudanças climáticas em ambiente urbano.
Durante o processo, mais de 20 empresas/startups de várias regiões do país se inscreveram, sendo nove selecionadas para o ciclo de teste e somente quatro validadas.
Trata-se de uma plataforma digital que conecta órgãos públicos a startups/empresas inovadoras do mercado que resolvem um determinado problema público urbano.
A plataforma reúne informações sobre as soluções das startups, empresas para diferentes áreas ou temas da cidade, possibilitando que grandes organizações encontrem os parceiros ideais para colaborar em seus desafios urbanos.
Uma característica importante das soluções inovadoras apresentadas pelo CESU-Teresina refere-se ao tema das mudanças climáticas, uma vez que todas promovem a redução da emissão do dióxido de carbono (CO2).
Nesse contexto, o banco de soluções urbanas comporta tecnologias que já foram testadas e validadas em ambiente urbano real, bem como experimentadas pelos próprios órgãos do setor público.
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…
Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…