Categories: e-Commercee-Marketing

PMEs: 3 vantagens de oferecer métodos de pagamento alternativos

O mercado brasileiro está cada vez mais consciente dos benefícios de oferecer opções de pagamento alternativas  e de estabelecer parcerias com fintechs para agregar valor à sua oferta de serviços e produtos.

Nos últimos anos, testemunhamos um crescimento significativo no setor de fintechs no Brasil, impulsionado pela crescente demanda por soluções financeiras inovadoras e adoção de tecnologias avançadas.

Segundo relatório da Distrito, das 11.394 startups ativas no país, 1.290 atuam no setor financeiro.

Muitas pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras estão percebendo  as oportunidades proporcionadas pelas parcerias com as fintechs.

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 48% consumidores brasileiros já adotam meios de pagamento digitais. Neste cenário, a adoção de soluções de pagamento flexíveis como uma estratégia para impulsionar vendas e melhorar a experiência do consumidor, se tornou uma necessidade para os negócios dentro da economia digital.

A Koin, por exemplo, fintech que introduziu o método BNPL “buy now pay later” no Brasil, lançou recentemente uma solução orientada ao pequeno e médio empresário. A empresa desenvolveu a KoinPay, uma nova plataforma para integrar múltiplos meios de pagamento para as PMEs.

Segundo Lucas Iván Gonzalez, CPO da Koin, a meta com a plataforma KoinPay este ano é chegar entre 500 e 1.000 lojas utilizando a solução: “A vantagem para o pequeno empresário está, principalmente, em agregar valor ao seu negócio e ter em uma única plataforma diversos meios de pagamento como pix, cartão, boleto a valores acessíveis e com a proteção de uma ferramenta antifraude. A experiência do checkout, da transação, se torna muito mais fluída e segura.”

O varejo online tem sido um dos principais impulsionadores dos meios alternativos de pagamento. Grandes players do comércio eletrônico estão permitindo que os clientes comprem produtos e paguem em parcelas posteriormente.

As três principais vantagens para empresas de pequeno e médio porte (PMEs) ao oferecer múltiplos meios de pagamento aos clientes são:

  1. Aumento das vendas e conversão: Ao disponibilizar diferentes opções de pagamento, as PMEs podem atrair um público mais amplo, pois os clientes têm mais flexibilidade para escolher a forma de pagamento que melhor se adequa às suas necessidades financeiras.
  2. Melhoria da experiência do cliente: Oferecer múltiplas opções de pagamento demonstra que a empresa se preocupa com a conveniência e o bem-estar dos clientes. Os clientes podem adquirir produtos ou serviços imediatamente e pagar em parcelas posteriores. A experiência de compra é mais agradável e conveniente, aumenta a satisfação do cliente e incentiva a fidelização à marca.
  3. Fluxo de caixa mais estável: Ao oferecer mais opções de pagamento, principalmente a possibilidade de parcelamento, as pequenas empresas podem impulsionar as vendas e compensar qualquer impacto negativo no fluxo de caixa, além de garantir um fluxo de receita constante por meio dos pagamentos parcelados. Algumas fintechs ainda oferecem a opção de receber antecipado, que garante ainda mais segurança e dinheiro no caixa.
Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago