Categories: Cloud

Solução da Scala para Banco Modal traz mais segurança

Em um mundo cada vez mais digitalizado, a agilidade e a segurança dos processos são exigências do mercado, principalmente quando se trata de instituições financeiras que precisam oferecer soluções ágeis e um excelente atendimento ao cliente.

Com o objetivo de aprimorar suas práticas de observabilidade, o Banco Modal estabeleceu uma parceria com a Scala.

Por meio da tecnologia Dynatrace, a operação do banco foi aperfeiçoada “para garantir ainda mais eficiência e segurança para seus clientes”.

Prestes a completar dois anos em abril, o projeto da Scala cobre todas as aplicações e serviços críticos da empresa, como internet banking, investimentos e PIX, sendo operada pela equipe do Banco Modal.

A solução traz indicadores e análises automatizadas por inteligência artificial, reduzindo a dependência de escalonamento de pessoas, impactando os processos e forma de trabalhar.

Ao observar as diferentes tecnologias do cliente em um sistema, “a solução facilita a comunicação entre as equipes e fornece indicadores precisos para suportar a tomada de decisão”.

A Dynatrace “apresenta benefícios como a cooperação baseada em dados, fornecendo informações precisas para entender a relação de impacto da tecnologia no negócio e na qualidade do serviço”.

Além disso, permite que o time de negócio se baseie na experiência dos consumidores, enquanto a equipe de infraestrutura pode ter uma visão ampla da saúde geral, com métricas específicas de cada camada tecnológica, que são cruciais para o dia a dia.

“Estamos satisfeitos com a parceria com o Banco Modal e com os benefícios que a solução traz para a transformação do modo de trabalhar da TI”, diz Danielle Franklin, directora da Scala.

Para o Banco Modal, a contratação da solução da Scala foi motivada pela necessidade de um monitoramento eficaz do ambiente de infraestrutura.

Com isso, a instituição adotou uma nova postura em relação aos incidentes, fazendo uso da Dynatrace para garantir uma observabilidade completa do ambiente, “sendo possível identificar desde o início os primeiros percentuais mínimos de falhas e alterações no tempo de resposta dos serviços, indicando inclusive qual servidor está sendo afetado”.

Com a utilização da solução, a instituição alcançou outros diversos resultados positivos. Houve uma melhoria no indicador de disponibilidade do banco, devido à fácil visibilidade dos dashboards e à atuação precisa antes mesmo do incidente ocorrer.

Além disso, os desenvolvedores conseguem visualizar diretamente os logs das aplicações, sem precisar solicitar chamados para outros times. Há também painéis de health check dos principais serviços do ambiente do banco e monitoração sintética, que permitem identificar tela de erro em sistemas antes mesmo da sinalização do usuário.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago