Categories: SkillsUncategorized

Treinamento sobre a Escola do Trabalhador 4.0 está em marcha

A plataforma Escola do Trabalhador 4.0 – Plataforma de ensino de habilidades digitais do Ministério do trabalho – ganhou um novo capítulo de atividades e agora conta com um treinamento oferecido aos parceiros chamado “Train the Trainers” (Treinando os treinadores/capacitadores, em uma tradução livre).

Este treinamento visa a capacitar professores de escolas públicas e privadas, monitores estudantis, membros de ONGs e funcionários de governos estaduais e municipais a utilizarem os recursos, ferramentas e materiais disponíveis no portal da iniciativa.

O objetivo é que esses educadores estejam aptos para multiplicar o conhecimento adquirido para aplicar os aprendizados para o público-alvo, estudantes, pessoas que desejam se capacitar em tecnologia e aqueles que estão em busca de novas oportunidades de empregabilidade.

O programa faz parte de uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Microsoft e a Softex, e integra o programa Caminho Digital do Governo Federal.

Estudos mostram que, até 2025, existirá uma demanda por 797 mil postos de trabalho na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Isso representa uma oportunidade de empregabilidade para atender a demanda por profissionais capacitados em tecnologia, recorda a Microsoft.

Além disso, os profissionais que não atuam na área, podem se beneficiar dos treinamentos em tecnologia para aprimorar o trabalho que fazem.

Neste cenário, existe a necessidade crescente de desenvolvimento de competências digitais para a inserção e manutenção de trabalhadores no mundo do trabalho.

Com a iniciativa “Train the Trainers”, o objetivo é capacitar monitores e facilitadores dos parceiros que aderirem ao programa Caminho Digital do governo federal com o intuito de usar a Escola do Trabalhador 4.0 para oferecer capacitação digital aos seus beneficiários.

Neste treinamento, os participantes aprenderão sobre o funcionamento da plataforma, as trilhas e cursos de capacitação digital que estão disponíveis, e como aproveitar os materiais e recursos da Escola do Trabalhador 4.0 para treinar seus alunos em habilidades digitais – o que contribui para o letramento digital e a capacitação visando melhores oportunidades de empregabilidade ou de aumento de renda.

Os treinamentos acontecem de forma remota e síncrona, com duração de 2 horas, e são oferecidos pela Softex, ONG especializada em capacitação digital e que é parceira do Ministério do Trabalho e Emprego e da Microsoft na Escola do Trabalhador 4.0.

Claudia Sargento

Recent Posts

App Store interrompeu transações potencialmente fraudulentas

A Apple descobriu que, em 2023, mais de 1,7 milhão de envios de app foram…

1 dia ago

Computação de borda como ferramenta para reduzir os gargalos do transporte público

Numa sociedade cada vez mais conectada e tecnologicamente avançada, a Edge Computing surge como uma…

1 dia ago

Presidente da Anatel em audiência na Câmara dos Deputados

Carlos Baigorri defendeu uma legislação baseada em princípios para a regulação das plataformas digitais, o…

1 dia ago

SAP transforma a manufatura com Inteligência Artificial

Os insights baseados em IA a partir de dados em tempo real ajudarão as empresas…

1 dia ago

GIC Brasil anuncia contratação de Carlos Aguiar como COO

O novo responsável assume funções com o objetivo de impulsionar estratégias e acelerar o crescimento…

2 dias ago

FEBRABAN TECH 2024 debate visão do futuro dos bancos em cibersegurança

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tema foi apontado como prioridade estratégica para 100%…

2 dias ago