O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) esteve presente no Seminário Ítalo-Brasileiro sobre Políticas de Inteligência Artificial, na Embaixada da Itália, em Brasília.
O evento fez parte da 8ª Edição do Dia da Pesquisa Italiana no Mundo e contou com a presença dos secretários de CT&I de todo o país, além de especialistas e representantes do setor privado.
Em mensagem por vídeo, a ministra do MCTI, Luciana Santos, ressaltou o papel do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (CONSECTI) na construção de políticas públicas científicas para um país mais inclusivo e desenvolvido.
O embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, destacou os laços entre os dois países e a importância do evento para o fortalecimento da colaboração na área de Inteligência Artificial.
Ele também celebrou o Dia da Pesquisa Italiana no Mundo, homenageando grandes cientistas italianas.
Representando o MCTI no evento, o secretário de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, Henrique Miguel, destacou sobre a inteligência artificial: “O tema é uma prioridade para o Ministério e para outros órgãos do governo. Abre-se, portanto, uma ampla perspectiva de colaboração não apenas com a Itália, mas também com outros países da União Europeia e, obviamente, com os próprios estados brasileiros”.
Ainda durante o seminário, também foram apresentadas as diretrizes do Plano Nacional de Inteligência Artificial 2024–2028, detalhadas por Hugo Valadares, coordenador-geral de Tecnologias de Informação do MCTI, que prevê investimentos da ordem de R$ 23 bilhões.
O presidente do CONSECTI, Sílvio Bulhões, falou da importância da cooperação internacional e do setor privado para os avanços da instituição.
“Estamos satisfeitos com os resultados do CONSECTI nos últimos dois anos e confiantes de que o trabalho realizado nos credencia para continuar, com o apoio do governo federal, do setor privado e de parceiros internacionais, como a Embaixada da Itália”, afirmou.
O seminário discutiu temas como a formação profissional e novas habilidades até o impacto da IA nas relações humanas e no consumo. Também foram debatidas as contribuições da IA na pesquisa universitária, a automação inteligente e a competitividade industrial, além da importância da integridade dos dados no contexto internacional.
O evento marcou um passo importante no aprofundamento da cooperação entre Brasil e Itália, destacando o compromisso de ambos os países com o avanço científico, tecnológico e humano frente aos desafios e oportunidades trazidos pela revolução digital.
O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…
Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…
Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…
Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.
A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…
Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…