Categories: e-RegulaçãoLegal

Lei de TICs impulsiona inovação

Representando o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na abertura do III Workshop do Hub de Inteligência Artificial e Arquiteturas Cognitivas (H.IAAC), Guilherme Corrêa, coordenador-geral de Tecnologias Digitais da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital (SETAD), ressaltou o papel central da Lei de TICs no fomento à inovação no Brasil e destacou a importância do H.IAAC como um dos principais projetos apoiados por meio do Programa Prioritário de Informática (PPI).

Segundo o coordenador-geral, o H.IAAC está entre os três maiores projetos já apoiados com recursos do PPI.

“O que mostra a força dessa parceria entre universidade, instituto de pesquisa e setor produtivo”, afirmou Corrêa, destacando a atuação conjunta de parceiros como a Unicamp, o Instituto Eldorado e a Motorola.

O evento, que segue até esta quarta-feira (7), em Campinas (SP), reúne mais de 200 especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes dos setores público e privado para debater os rumos da inteligência artificial no país.

Durante a apresentação, Guilherme Corrêa, explicou como o modelo de financiamento previsto pela Lei de TICs obriga as empresas beneficiadas a investirem em pesquisa e desenvolvimento, inclusive em parceria com instituições acadêmicas.

Segundo ele, essa aproximação é um dos grandes trunfos da política pública, que está vigente há mais de três décadas.

“Mesmo sendo um recurso privado, ele passa por uma gestão pública rigorosa, o que garante que os investimentos atendam aos critérios técnicos e estratégicos definidos pelo ministério”, explicou Corrêa.

O coordenador do MCTI também apontou o alinhamento entre as ações do H.IAAC e os objetivos do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), lançado recentemente pelo governo federal, com previsão de investimento da ordem de R$ 23 bilhões.

“O desafio agora é integrar os avanços do H.IAAC às diretrizes do PBIA, principalmente em frentes como capacitação, infraestrutura e aplicação de IA no setor público”, destacou Guilherme.

Para o coordenador do H.IAAC, Leandro Villas, o workshop é mais do que um momento de balanço: é um marco de renovação do compromisso com o futuro da IA no Brasil.

“Estamos aqui juntos para fortalecer uma iniciativa que já impactou milhares de vidas e que tem o potencial de transformar ainda mais o nosso país. O H.IAAC já é referência em toda a América Latina e queremos ir além: expandir para áreas como saúde, agro e educação, sempre formando talentos e gerando soluções alinhadas ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial”, afirmou.

De acordo com ele, os resultados acumulados em apenas quatro anos demonstram o alcance da iniciativa: mais de 200 bolsas concedidas em todos os níveis, 99 artigos publicados e 14 prêmios recebidos.

“O H.IAAC não é apenas um hub de pesquisa, é o nosso compromisso com as próximas gerações. Este workshop marca o início de uma nova etapa”, completou Villas.

Claudia Sargento

Recent Posts

Anatel realiza evento do Movimento #FiqueEsperto

Iniciativas visam conscientizar a sociedade sobre segurança online além de abordarem proteção do celular.

18 horas ago

RELEX Solutions é nomeada Líder no Quadrante Mágico da Gartner

A RELEX é reconhecida por sua capacidade de execução e abrangência de visão.

2 dias ago

Apple divulga resultados do segundo trimestre

A receita gerada com serviços atingiu novo recorde histórico e o lucro por ação bateu…

2 dias ago

Prêmio Mulheres Inovadoras impulsiona empreendedorismo feminino

Ministra Luciana Santos lançou sexta edição do programa e celebra vencedoras de 2024, reforçando o…

2 dias ago

Como Live Commerce e Retail Media estão mudando o jogo do varejo

Se o Live Commerce é o palco para conversões em tempo real, o Retail Media…

5 dias ago

IBM e Scuderia Ferrari HP lançam aplicativo móvel

Esta experiência de aplicativo móvel da Scuderia Ferrari recém-reformulada visa aproximar mais que nunca a…

5 dias ago