Categories: CloudData Center

Oracle Autonomous Data Warehouse supera as limitações do gerenciamento de dados

A Oracle anunciou novos recursos para o Oracle Autonomous Data Warehouse, seu banco de dados autônomo com Machine Learning e otimizado para cargas de trabalho analíticas.

As inovações superam a natureza proprietária e fechada dos data warehouses e data lakes tradicionais. Por outro lado, a Oracle está fornecendo recursos multicloud nativos e compartilhamento de dados baseado em padrão aberto entre bancos de dados.

O objetivo é, segundo a empresa, “simplificar a integração e a análise com uma solução low code exclusiva e transformar a economia dos data lakes com o armazenamento corporativo ultrarrápido e custo reduzido”. Os clientes agora podem repensar suas arquiteturas de data warehouse e data lake “sem ter que escolher entre desempenho e custo”.

“Os clientes enfrentam muitos obstáculos ao analisar dados isolados em aplicações on-premises, na nuvem e SaaS, especialmente a falta de interoperabilidade entre multicloud e data lake e a necessidade de montar uma variedade de ferramentas e serviços desconexos para oferecer suporte ao ecossistema de análise de dados. As inovações mais recentes do Oracle Autonomous Data Warehouse tornam mais fácil para os clientes consultar, gerenciar, compartilhar e dimensionar seus dados, independentemente da localização”, disse Çetin Özbütün, vice-presidente executivo de Data Warehouse e Autonomous Database Technologies da Oracle.

As inovações estão disponíveis sem custo adicional para os clientes do Oracle Autonomous Data Warehouse e incluem colaboração aberta e funcionalidade multicloud expansiva.

Neste ultimo caso, o Oracle Autonomous Data Warehouse foi desenvolvido para multicloud com acesso seguro ao armazenamento de objetos em AWS, Azure e Google Cloud; conexões SQL para Azure SQL, Azure Synapse, Amazon Redshift, Snowflake, MongoDB, Apache Hive e PostgreSQL. Conta também conectores pré-construídos para ingerir dados de mais de 100 fontes.

Outras inovações são integração e análise de dados simplificadas bem assim como armazenamento de alto desempenho com o mesmo custo do armazenamento de objetos.

Neste caso, o custo de armazenamento do Exadata do Oracle Autonomous Data Warehouse foi reduzido em mais de 75%, ficando alinhado com o custo do armazenamento de objetos, ao mesmo tempo em que oferece desempenho de consulta “até 20 vezes mais rápido”.

Claudia Sargento

Recent Posts

GIC Brasil anuncia contratação de Carlos Aguiar como COO

O novo responsável assume funções com o objetivo de impulsionar estratégias e acelerar o crescimento…

6 horas ago

FEBRABAN TECH 2024 debate visão do futuro dos bancos em cibersegurança

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária, tema foi apontado como prioridade estratégica para 100%…

7 horas ago

Investir em outsourcing de TI: vantagens e caminhos

Hoje, mais do que nunca, é evidente que a tecnologia é a espinha dorsal de…

9 horas ago

Veloe lança projeto de IA

A solução já possibilitou a redução do tempo necessário para operacionalizar processos internos na Veloe…

14 horas ago

CISP se moderniza com IBM Cloud

A empresa tem acesso a mais informações disponíveis para suporte aos seus clientes e maior…

1 dia ago

FCamara procura impulsionar inovação em grandes empresas

Nova abordagem é direcionada a companhias que almejam gerar mais oportunidades de negócios.

1 dia ago