Categories: CloudData Center

Oracle Autonomous Data Warehouse supera as limitações do gerenciamento de dados

A Oracle anunciou novos recursos para o Oracle Autonomous Data Warehouse, seu banco de dados autônomo com Machine Learning e otimizado para cargas de trabalho analíticas.

As inovações superam a natureza proprietária e fechada dos data warehouses e data lakes tradicionais. Por outro lado, a Oracle está fornecendo recursos multicloud nativos e compartilhamento de dados baseado em padrão aberto entre bancos de dados.

O objetivo é, segundo a empresa, “simplificar a integração e a análise com uma solução low code exclusiva e transformar a economia dos data lakes com o armazenamento corporativo ultrarrápido e custo reduzido”. Os clientes agora podem repensar suas arquiteturas de data warehouse e data lake “sem ter que escolher entre desempenho e custo”.

“Os clientes enfrentam muitos obstáculos ao analisar dados isolados em aplicações on-premises, na nuvem e SaaS, especialmente a falta de interoperabilidade entre multicloud e data lake e a necessidade de montar uma variedade de ferramentas e serviços desconexos para oferecer suporte ao ecossistema de análise de dados. As inovações mais recentes do Oracle Autonomous Data Warehouse tornam mais fácil para os clientes consultar, gerenciar, compartilhar e dimensionar seus dados, independentemente da localização”, disse Çetin Özbütün, vice-presidente executivo de Data Warehouse e Autonomous Database Technologies da Oracle.

As inovações estão disponíveis sem custo adicional para os clientes do Oracle Autonomous Data Warehouse e incluem colaboração aberta e funcionalidade multicloud expansiva.

Neste ultimo caso, o Oracle Autonomous Data Warehouse foi desenvolvido para multicloud com acesso seguro ao armazenamento de objetos em AWS, Azure e Google Cloud; conexões SQL para Azure SQL, Azure Synapse, Amazon Redshift, Snowflake, MongoDB, Apache Hive e PostgreSQL. Conta também conectores pré-construídos para ingerir dados de mais de 100 fontes.

Outras inovações são integração e análise de dados simplificadas bem assim como armazenamento de alto desempenho com o mesmo custo do armazenamento de objetos.

Neste caso, o custo de armazenamento do Exadata do Oracle Autonomous Data Warehouse foi reduzido em mais de 75%, ficando alinhado com o custo do armazenamento de objetos, ao mesmo tempo em que oferece desempenho de consulta “até 20 vezes mais rápido”.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago