Categories: Uncategorized

Planejamento de demanda com IA é um aliado do varejo

À medida que o segundo semestre de 2025 se aproxima, o setor varejista se prepara para uma maratona de eventos de vendas de grande impacto, incluindo o Dia dos Namorados no Brasil, a Black Friday e, por fim, o Natal.

Mais do que nunca, o planejamento de demanda se torna um fator-chave para garantir bons resultados, reduzir perdas e manter a satisfação do cliente durante os períodos de alto volume de vendas.

Em um cenário de consumo cada vez mais competitivo, antecipar tendências e gerenciar estoques com precisão pode significar a diferença entre o sucesso e a ruptura de produtos, tanto nas prateleiras das lojas quanto nos marketplaces online.

Segundo pesquisa da Nielsen, 66% dos consumidores brasileiros valorizam a experiência de compra tanto quanto o preço. Isso inclui desde a disponibilidade dos produtos até a facilidade para encontrá-los.

Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) tem assumido um papel de destaque.

Segundo Carlos Victoria, VP sênior da RELEX Solutions, empresa especializada em soluções de planejamento de varejo e cadeia de suprimentos unificadas, ferramentas com IA são capazes de prever com precisão as flutuações da demanda, ajustando o abastecimento de forma eficiente e dinâmica.

“Isso impacta diretamente a gestão de estoques, ajudando a evitar rupturas, reduzir desperdícios e garantir operações mais fluidas”, explica.

O diferencial da RELEX está “em sua capacidade de utilizar previsões baseadas em machine learning com granularidade de SKU/dia, permitindo que os varejistas prevejam a demanda com precisão”.

Ao integrar o planejamento de demanda com cadeia de suprimentos, merchandising e operações, a plataforma unificada da RELEX garante que todas as áreas do negócio trabalhem de forma integrada.

Essa abordagem holística permite aos varejistas otimizarem toda a cadeia de valor, do fornecedor à gôndola, assegurando que os produtos certos estejam disponíveis no momento e local ideais.

Com um calendário cheio de desafios logísticos e altas expectativas de vendas, a tecnologia se torna essencial para manter a competitividade. “As ferramentas baseadas em IA conseguem mensurar o impacto de múltiplos fatores sobre a demanda, resultando em previsões mais assertivas e processos de planejamento aprimorados, o que impulsiona o desempenho do varejo durante os períodos chave”, acrescenta o executivo.

As tecnologias de planejamento unificado também reúnem áreas como cadeia de suprimentos, merchandising e operações, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e coordenada em toda a cadeia de valor.

“Essas ferramentas proporcionam uma visão holística do negócio, permitindo que as equipes tomem decisões mais rápidas e assertivas, especialmente em momentos críticos do calendário varejista. Ao centralizar dados e processos, conseguimos evitar gargalos operacionais e responder de forma mais eficiente às flutuações de demanda, comuns em datas como o Dia dos Namorados e a Black Friday”, conclui o executivo.

Claudia Sargento

Recent Posts

Afiliadas Globo adotam ferramenta de automação da IBM

Implementação da tecnologia IBM Turbonomic já vem proporcionando economia de custos, melhoria operacional e aprimoramento…

4 dias ago

NiCE lança CXone Mpower Agents

Inovação é capaz de operar em toda a estrutura das empresas, do autosserviço ao backoffice,…

4 dias ago

Como a IA pode (e deve) humanizar o atendimento ao cliente

Dados bem utilizados, segurança digital e empatia no centro: três pilares essenciais para que a…

4 dias ago

Oracle Database@AWS já está disponível

Os clientes agora podem usar o Oracle Database@AWS nas regiões da AWS na Virgínia do…

5 dias ago

Larco anuncia entrada da companhia em ambiente de produção com sistema SAP

A jornada de implementações do Projeto LarcoTech marca um novo capítulo na história da distribuidora…

5 dias ago

Anatel desativa quinta “ERB Fake” em São Paulo

Equipamento era usado para aplicação de golpes por meio do envio de SMS fraudulentos.

5 dias ago