Categories: CloudVirtualização

A chave para adoção de IA na visão do Stefanini Group

Apesar de toda a evolução da Inteligência Artificial (IA) Generativa nos últimos anos, as oportunidades de crescimento do uso da ferramenta são imensas.

De acordo com uma pesquisa do MIT, apenas 9% dos mil executivos entrevistados tinham um exemplo funcional de adoção da tecnologia para mostrar.

Esse é um cenário que deverá mudar rapidamente, segundo a Stefanini Group.

“A IA vem se democratizando rapidamente, passando a estar disponível para todas as áreas de negócio – não apenas por meio de soluções prontas, mas também com a possibilidade de desenvolvimento de soluções personalizadas”, afirma Fabio Caversan, vice-presidente global de Inovação do Stefanini Group.

Para o executivo, o grande ponto é contextualizar a tecnologia dentro dos processos de negócios: “Para isso, precisamos de dados robustos e uma implementação adequada, permitindo que exploremos o melhor da tecnologia e alavancar os resultados.”

Com um modelo de governança de IA implementado e mais de 8.000 prompts que são usados de forma descentralizada para apoiar as equipes internas, o Stefanini Group permite que as diferentes áreas criem e reutilizem soluções de Inteligência Artificial.

“Esse processo já estava mais desenhado, por termos essa expertise há mais de 14 anos ‘em casa’. Com isso, podemos integrar a IA nos processos das empresas de forma segura e eficiente”, diz Caversan.

A grande experiência com Inteligência Artificial tem permitido ao Stefanini Group concorrer em escala global – o que é um enorme desafio.

“Temos uma presença global forte, com uma mão de obra altamente qualificada e local, mas competimos com países como a Índia, considerados como referência em tecnologia”, conta o executivo.

Para superar esse desafio e competir em pé de igualdade, o grupo trabalha continuamente “para mostrar que suas soluções tecnológicas estão à altura dos concorrentes internacionais”.

“Mesmo que a Marca Brasil ainda não seja amplamente reconhecida por sua excelência tecnológica, estamos sempre buscando construir essa visão”, completa o executivo, que contabiliza mais de 250 casos de IA aplicada em clientes ao redor do mundo.

Claudia Sargento

Recent Posts

Open Finance e IA: A combinação que vai destravar o valor ao cliente no setor financeiro

O potencial é claro: com a autorização do cliente, os dados financeiros circulam entre instituições,…

2 dias ago

Microsoft e Nova Escola criam programa para treinar professores em IA

Iniciativa inclui a disponibilização de planos de aula e cursos sobre conceitos de Inteligência Artificial…

2 dias ago

NICE é nomeada líder em CCaaS pela Forrester Research

Diz o estudo que a empresa é a escolha ideal para marcas que buscam uma…

1 semana ago

Golpes digitais geram prejuízos elevados nas empresas

Para 59% das companhias nacionais, golpes virtuais podem ser resolvidos com tecnologia certa.

1 semana ago

Apple retoma 1º lugar em vendas de smartphones

A posição se deve ao lançamento do iPhone 16e que tem visto uma forte demanda em…

1 semana ago

Anatel prorroga prazo de inscrição para o P@ed

Programa visa formar líderes para a transformação digital, com 20 vagas para estudantes de diversas…

1 semana ago